Semana Inaugural - Mestrado do PPGACT/UFOB

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Arte, Comunicação e Territorialidades (PPGACT) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) inicia as atividades do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Arte, Comunicação e Territorialidades, e convida a todas as pessoas para a Semana Inaugural do Programa, que será realizada entre os dias 26 e 28 de agosto de 2025. A Semana Inaugural reúne mesa institucional oficial de abertura, conferência inaugural e diálogos com estudantes ingressantes.

O tema da conferência inaugural do PPGACT versa sobre a interdisciplinaridade como dispositivo para a constituição de saberes plurais e emancipatórios, e abordará a importância desse campo de estudo para a promoção da justiça epistêmica, da integridade e da pluralidade de conhecimentos e saberes na pesquisa acadêmica.

 

O evento é gratuito e aberto ao público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Programação da semana inaugural do PPGACT


·       Terça-feira (26/08/2025)

 

9h às 10h – Sala 3

Mesa Institucional Oficial de Abertura do PPGACT

- Solenidade com a presença de autoridades locais e acadêmicas, docentes e estudantes.

 

10h às 11h – Sala 3

- Cafezinho


·       Quarta-feira (27/08/2025):

 

18h30 – Sala 3

Cafezinho

 

19h - Sala 3

Aula Inaugural do Mestrado do PPGACT

Título: Descolonizando os territórios do saber

Conferencista: Prof. Dr. Sérgio Pessoa Ferro (UFOB)

 

·       Quinta-feira (28/08/2025):


18h30 – Sala 3

Com afeto: recepção e acolhimento de estudantes. Conversas com a Coordenação do PPGACT - apresentação do programa, dos docentes, das linhas de pesquisa, dos grupos de pesquisa e de questões relacionadas ao funcionamento do curso.

 

Sobre o conferencista

 

Sérgio Pessoa Ferro é professor adjunto de Prática Jurídica Civil na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS/UFOB). Professor tutor no Programa de Educação Tutorial (PET) Encontro de Saberes na UFOB. Doutor na área de Direitos Humanos e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (2023), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (2017) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (2019), ambos da Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Educamais (2024). Graduado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Realiza estudos na área de Direitos Humanos e Direitos dos Povos Indígenas. É autor do documentário "Movimento dos Barcos", atuou como assistente de direção em "A conversa que não tivemos” e realizou o roteiro, a direção, a fotografia e a montagem do curta ficcional "Aiyè 3016". Produziu o roteiro do documentário Lebara, vencedor do Prêmio Walfredo Rodrigues, da FUNJOPE, em 2017. Realizou a montagem do documentário Odu Pupa, sobre juventudes negras e trabalho, para o canal Futura. 

Notícia cadastrada em: 22/08/2025 13:48
SIGAA | Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (77) 3614-3560 @ | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa.ufob.edu.br