O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Arte, Comunicação e Territorialidades (PPGACT) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) consolida a experiência de 10 anos da presença da universidade na região. O município de Santa Maria da Vitória, cidade sede do PPGACT, abriga um dos cinco campi da UFOB e constitui-se na mais populosa cidade do Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente. A região engloba 11 municípios, marcados por uma expressiva produção cultural e por transformações econômicas que alteraram a paisagem do Cerrado brasileiro. Por estar distante 220 km de Barreiras, sede da UFOB, e 866 km de Salvador, torna-se acessível a populações do estado da Bahia e estados vizinhos não atendidas pelos grandes centros. Desde 2014, ano de implantação do campus da UFOB em Santa Maria da Vitória, a universidade busca formar profissionais para atuarem profissionalmente na região, para auxiliar na qualificação de políticas públicas e contribuir com iniciativas públicas, privadas e da sociedade civil que impactem na melhoria das condições de vida de suas populações e superação das desigualdades sociais.
O Mestrado Interdisciplinar em Arte, Comunicação e Territorialidades nasceu de um interesse em atender a demanda por incremento de pesquisas e preparação de profissionais docentes com alta qualificação na área de concentração Cultura e Territorialidades, a fim de contribuir com a produção de conhecimentos no que diz respeito a região em que a UFOB está inserida, bem como estimular a qualificação de profissionais para a pesquisa sobre as questões sociais emergentes nas conexões entre arte, comunicação e cultura.
A criação do PPGACT é fruto do trabalho de um coletivo de docentes pesquisadores dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Publicidade e Propaganda, os quais realizam investigações centradas nos vínculos entre as mais diversas abordagens acerca da cultura e os campos da Arte e da Comunicação, tomando como eixo transversal temas contemporâneos no que se refere ao espaço e as territorialidades e suas interfaces com os debates sobre memória, imagem, linguagens, identidade, diversidade, poder e economia da cultura. O PPGACT definiu a configuração de um lugar de conhecimentos de natureza essencialmente multi e interdisciplinar, a fim de fazer frente aos problemas socioculturais contemporâneos, o que vincula o curso à área Interdisciplinar da CAPES, mais especificamente à subárea Sociais e Humanidades.
Telephone number: (77) 2124-0560
Telephone number 2: Not available at this moment
E-mail: ppgact@ufob.edu.br