Laboratório de Empreendedorismo e Inovação

(FASE 1)


O Curso de especialização inovação em gestão de projetos e organizações é uma ação que resulta das atividades desenvolvidas pelo laboratório de empreendedorismo e inovação em negócios de engenharia 

O laboratório é um espaço de referência na produção e difusão de ideias, estratégias, práticas e projetos inovadores ,que articulem empreendedorismo e gestão de negócios, aplicados à área de Engenharia. A proposta está atrelada à agenda de ensino e pesquisa, desenvolvidos nos componentes curriculares de Administração, Economia e Legislação Social que integram o núcleo básico de formação previstos no Projeto Pedagógico dos Cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

 

O objetivo do projeto é contribuir no desenvolvimento de orientações previstas nas diretrizes curriculares para os cursos de engenharia, materializadas no Projeto Pedagógico dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, garantindo prática e aplicação das competências de gestão no processo de formação dos engenheiros.

 

Para além disso, o laboratório tem como objetivo central promover a inovação e orientar a execução e implementação de negócios empreendedores, por meio do estímulo a debates, compartilhamento de experiências entre redes e setores da sociedade civil, pesquisadores de outros centros de pesquisa e setores/entidades empresariais e profissionais vinculados à área de Engenharia, tomando como referência a necessidade de responder a demandas locais de promoção do desenvolvimento sustentável da região de Bom Jesus da Lapa.

 

O projeto conta com a parceria do Núcleo de Ecossistema Local de Inovação (NELI), da Universidade Federal do Oeste da Bahia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Bom Jesus da Lapa e pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII (Bom Jesus da Lapa).


(FASE 2) 

Laboratório de Empreendedorismo e Inovação aplicados a Gestão de Projetos e Organizações (PROJETO PJ005-2026)
 
A presente proposta resulta na continuidade das ações desenvolvidas na primeira etapa do projeto de extensão "Laboratório de Empreendedorismo e Inovação aplicados a Negócios em Engenharia", realizada entre 01/07/2023 a 01/07/2025. A presente proposta prevê implementar ações voltadas a transferência/socialização de inovação à sociedade local, por meio dos produtos técnicos elaborados nos projetos executados e implementados na primeira fase desta ação extensionista. Para fins de registro, o projeto de extensão estruturou, em um primeiro momento, laboratório de pesquisa aplicada que resultou, dentre tantas ações, no primeiro curso de especialização ofertado no campus da UFOB, em Bom Jesus da Lapa (Curso de Especialização Inovação em Gestão de Projetos e Organizações). O curso foi importante para institucionalizar agenda e rede de pesquisa local sobre produção de inovação, tecnologias sociais e desenvolvimento territorial. Para além disso, tornou-se laboratório experimental para ensino nos cursos de graduação de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, no contexto de implementação da extensão como componente obrigatório nos currículos dos cursos de graduação ( Resolução 07/2018/CNE). Portanto, nessa segunda etapa, buscaremos aplicar a perspectiva da transferência de inovação resultante de pesquisa/ensino no curso de especialização Inovação em Gestão de Projetos e Organizações e na disciplina de Administração e Empreendedorismo, por meio da oferta de cursos livres e oficinas para socializar e indicar, metodologicamente, aplicação das propostas de produtos inovadores elaborados pelos estudantes nos cursos supracitados..
SIGAA | Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (77) 3614-3560 @ | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa.ufob.edu.br